jul 16 2021

Raça Girolando ganha índice de Longevidade


A raça Girolando, que acaba de atingir a marca inédita para uma raça leiteira nacional de 2 milhões de registros genealógicos efetuados, agora passa a contar com mais um índice de seleção de grande impacto econômico para a pecuária leiteira.

O Sumário de Touros Girolando 2021, divulgado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando em parceria com a Embrapa Gado de Leite, traz pela primeira vez o Índice de Longevidade do Girolando (ILG), referente ao tempo em que a vaca permanece no rebanho, evitando o seu descarte involuntário.

Com esse novo índice, será possível selecionar touro cujas filhas tenham maior taxa de permanência no rebanho, o que pode reduzir os gastos com a recria e aumentar os lucros da atividade. “Quando a longevidade é aumentada, abre-se a oportunidade para o maior descarte de vacas menos produtivas, gerando impacto positivo na lucratividade da atividade leiteira, em virtude da redução dos custos de reposição e do aumento da produtividade por animal, que é obtido em sua maturidade”, explica o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Barbosa da Silva.

Na composição do ILG entraram algumas das diferentes medidas de longevidade associadas à vida produtiva dos animais e sua disponibilidade de informações no banco de dados da Girolando. As medidas de longevidade escolhidas para inclusão no ILG foram: a produção total de leite em todas as lactações, número total de dias durante todas as lactações e o número de lactações completas da vaca.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, para os próximos anos novas características serão implantadas no Sumário de Touros Girolando, dentre elas a de Persistência de Lactação, Peso ao Nascimento e Características Lineares.

A raça Girolando nasceu no Brasil na década de 40, quando um touro Gir teria cruzado com vacas Holandesas de uma propriedade vizinha. Ao nascerem os produtos desse cruzamento, os criadores observaram que eram animais com características diferentes e que, com o tempo, foram demonstrando maior rusticidade, precocidade e grande produção de leite.

Agrolink