jan 28 2021

Preço do leite pago em janeiro tem queda de 4,3% na Média Brasil


De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço do leite pago aos produtores em janeiro de 2021 registrou queda de 4,3% na média brasileira líquida e atingiu R$ 2,03 por litro. Mesmo assim, o valor é 42,6% maior que o registrado em janeiro de 2020 e representa um novo recorde para o mês.

De acordo com a pesquisadora do Centro, Natália Grigol, a queda é um impacto direto da diminuição do consumo. “Todo esse cenário de retração de consumo está associado ao cenário macroeconômico: o fim do auxílio emergencial, a alta no desemprego, tudo isso está desacelerando o consumo de lácteos”, explica.

E, mesmo o valor sendo registrado como 42,% maior em comparação com o mesmo período de 2020, a situação não é atrativa, reforça a pesquisadora. “Preço não é igual a rentabilidade e nos últimos tempos o custo do produtor só aumentou. Se pensarmos em relação de troca, em 2020, 34 litros trocavam um saco de milho, o que é um aumento de 20%. Para este ano, esperamos que essa relação de troca ultrapasse os 40 litros por saco, então a situação não é confortável para o produtor”, completa.

Canal Rural