out 29 2020

Brasil pode bater novo recorde histórico na exportação de carne bovina


O Brasil está próximo de bater, neste outubro, um novo recorde histórico de exportação mensal de carne bovina in natura. “Se mantido o ritmo atual de 8,16 mil toneladas/dia, o desempenho total dos embarques brasileiros de carne bovina in natura deve chegar a 171,42 mil toneladas, quebrando o recorde histórico de 170,55 mil toneladas (registrado em outubro de 2019)”, prevê o economista Yago Travagini, consultor da Agrifatto.

Na última semana foram exportadas quase 40 mil toneladas de carne bovina natura, resultando em embarques totais de 130,60 mil toneladas. “Cabe a ressalva que o desempenho diário dos embarques já está 5% maior que o do recorde histórico”, observa Travagini.

Além disso, diz o consultor da Agrifatto, em outubro, a receita obtida com as exportações vem acelerando em uma velocidade maior que o volume. “Tal movimento ocorre porque há em curso uma melhora nos preços pagos pela proteína bovina brasileira”, justifica.

Na última semana, o preço médio da proteína embarcada aumentou 0,81% em relação à semana retrasada, ficando em US$ 4,25 mil/toneladas. Desta forma, a receita diária cresceu 0,10% no comparativo semanal, saindo de US$ 34,66 milhões/dia para 34,70 milhões/dia.

Fonte: Beef Point