out 22 2020

Embrapa dá a largada para maratona de inovação do mercado do leite


A Embrapa Gado de Leite promove, entre os dias 22 e 30 de outubro, o Vacathon, maratona de inovação do setor do leite e derivados. Inspirada no conceito de Hackathon, imersão de programação, tem como objetivo o fomento da inovação de processos no mercado do leite e da aproximação de pesquisadores e mercado.

As equipes multidisciplinares são selecionadas pelas universidades. Alunos e professores passam oito dias junto ao corpo técnico da Embrapa, empresários e especialistas do setor. O grupo fica conectado 24 horas e tem disponíveis debates, cursos, mentorias, encontros e lives já que o evento ocorre totalmente virtual.

A programação de abertura do Vacathon 2020 tem a participação de José Luiz Tejon, Top of Mind de RH e uma das maiores autoridades nas áreas da gestão e agronegócio, os ex-ministros de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues e Alysson Paulinelli, entre outras personalidades do mundo agro.

Em vídeo, eles registraram mensagens aos participantes. Tejon dirige-se ao pesquisador e inovador: “É você que vai olhar para o infinito que há entre os números. Mantenha sempre a juventude e curiosidade dentro de você. Aquele que vai para ao futuro é o que vai aprender, aprender e aprender! Isso é sinônimo da criança grande e eterna que nos habita. E a Embrapa tem autoridade para falar para o campo e também para a sociedade urbana” comenta.

Roberto Rodrigues destaca a importância troca de saberes entre as gerações que compõe o agronegócio e, especialmente, a presença feminina para o desenvolvimento: “É impressionante a qualidade dos jovens que se formam em ciências agrárias. Especialmente as meninas. Elas têm provocado uma mudança na gestão. E com a tecnologia da informação temos aprendido com a moçada a dar saltos muito grandes na produtividade e na qualidade do mercado”.

Alysson Paulinelli reforça a importância do Brasil na inovação: “Confie na ciência. A ciência é grande arma que temos para transformar o mundo. E o conhecimento está aí, na Embrapa, nas universidades. Nossos talentos humanos têm condições de ocupar os mais importantes espaços de pensamento no mundo” comenta entusiasmado.

A escolha das melhores soluções criadas durante a competição será feita via Internet, com a participação direta do público, em formato de reality show. A transmissão será em tempo real pelo canal da Embrapa no Youtube, além do Facebook e na Repileite.

Os temas deste ano seguem três eixos: FoodTech, Inovação e Empreendedorismo e Transformação Digital. Estão inscritas equipes de 27 universidades. Pela primeira vez na história do evento, participarão equipes de 3 universidades de Angola e Argentina. Todos os dias, os participantes terão um cronograma de conteúdos virtuais disponíveis no canal de conteúdo do evento, o Milktube. Também será oferecida mentoria virtualmente.

No ano passado, em 36 horas, estudantes elaboraram um método para a identificação da mastite (inflamação nas glândulas mamárias da vaca que causa grandes perdas na produção leiteira). “A Milcup é uma caneca com sensores eletrônicos que realiza a contagem de células somáticas, responsáveis pela formação de tecidos e órgãos, que é o principal indicador de mastite. A leitura é realizada na hora e sem a necessidade de reagentes. Basta colocar o leite na caneca”, explica Sérgio Luís de Castro Júnior, engenheiro de biossistemas e mestrando do Núcleo de Pesquisa em Ambiência (Nupea), da Esalq–USP Piracicaba. O pesquisador é um dos membros da equipe de vencedora do primeiro lugar do Vacathon 2019 pela criação da Milcup.

Ideas For Milk

O Vacathon é um dos eventos que compõe o movimento por inovação Ideas For Milk, que também engloba outros 3 eventos independentes que acontecem desde 2015: Caravana (visita a universidades), Desafio de Startups(fomento do negócio da pesquisa do mercado do leite) e Prêmio de Inovação (reconhecimento de propostas inovadoras). Uma proposta de revolução digital rumo ao leite 4.0.

Indústria do leite no Brasil

Segundo a Embrapa Gado de Leite, o Brasil é o quarto país no mundo em produção leiteira, gerando 34,8 bilhões de litros de leite inspecionado em 2019, registrando 2,7% de aumento frente a 2018. Em 2019, a cadeia leiteira empregou 4 milhões de trabalhadores no país e 1,1 milhão de produtores gerando um faturamento estimado de R$ 105 bilhões.

Quem faz o Ideas For Milk

O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o patrocínio de Sebrae, Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM, Vaccinar, FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Ssistema OCB, Silemg, Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Abraleite e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation e Revista Balde Branco.

Fonte: Agro em Dia