ago 20 2020

Jovens do Leite, o programa da Embrapa para capacitar campo


A Embrapa Gado de Leite, em parceria com a com a Abraleite e Faemg, lançou o programa “Jovens do Leite”, no Dia Mundial da Juventude (12 de agosto). A live obteve repercussão maior do que esperado, segundo Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite. Durante o lançamento, registrou 665 acompanhamentos. “Normalmente as lives realizadas pelas empresas registram uma média de 40 acessos, o que mostra a força da iniciativa”, comentou. Ele destacou também a representatividade de todas as regiões do país durante o lançamento. Ao todo foram 15 estados: PA, TO, RO, RN, BA, SE, DF, MS, MT, SP, MG, RJ, ES, RS e PR.

Até agora, o programa conta com quase 2.350 inscrições e o acessos já ultrapassaram o dobro do momento do lançamento. “É uma experiência que já está sendo bem sucedida. Certamente vamos contribuir para que mais jovens, de maneira mais qualificada, façam a transformação que já está em curso na atividade leiteira”.

Paulo Martins observa que a idade média dos filhos dos produtores de leite que assumem os negócios da família vem se reduzindo. “Essa média, atualmente, é menor do que a dos seus antecessores, isso é bom porque jovens trazem mais energia e novas ideais”, frisou.

Formar a “Geração Leite”, com jovens que se serão responsáveis por conduzir a pecuária leiteira nacional no futuro, é o foco principal do programa, financiado por emenda parlamentar do deputado federal Charlles Evangelista. O “Jovens do Leite” prevê um conjunto de ações voltadas para a capacitação de jovens produtores, filhos de produtores ou estudantes de Ciências Agrárias de universidades, institutos federais ou escolas agrícolas e afins de Minas Gerais.


O treinamento será constituído por quatro momentos diferentes: 1) os sete cursos já disponíveis na plataforma E@dLeite da Embrapa Gado de Leite (09/09 a 30/11), 2) encontros com o especialista (18/09 a 11/12), 3) encontro virtual dos Jovens do Leite (01 a 12/02/2021) e 4) imersão Leite 4.0 (23 a 25/02/2021). Estuda-se a possibilidade de realizar esta última etapa de forma presencial, com protocolos especiais de segurança, caso a pandemia do novo coronavírus já esteja sob controle.

Poderão participar do evento, jovens de 15 a 35 anos. Inicialmente, o foco da programação são jovens produtores ou estudantes de Minas Gerais, mas como é um evento on line, caso participantes de outros estados estejam interessados também poderão participar, conforme informou Bruno Carvalho, chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Gado de Leite. As inscrições estarão abertas até o dia sete de setembro na página da RepiLeite: https://cutt.ly/jovensdoleite.

Fonte: Portal DBO