ago 24 2020

Pecuária atual exige equilíbrio na produção


Render um bom desempenho na produção pecuária é de suma importância para que o setor se mantenha em funcionamento. E foi pensando em como melhor instruir os produtores que o Encontro de Confinamento da Scot Consultoria abordou o tema. Ação ocorreu no dia 13 de agosto (quinta-feira).

Durante o dia, que deu continuidade à agenda do evento, que neste ano foi realizado completamente digital, os palestrantes destacaram a importância de entender cada etapa, como manejo, nutrição e sanidade, e como elas podem influenciar o resultado da operação do confinamento.

Dentre os temas, a pecuarista e professora na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Fernanda Macitelli Benez, explicou sobre as diferenças entre bem-estar e desempenho. Segundo a também zootecnista, mestre em nutrição de ruminantes e doutora em Comportamento e Bem-estar Animal pela UNESP, “é crescente a preocupação dos consumidores em relação à maneira que os animais foram criados, transportados e abatidos, incluindo até mesmo a sustentabilidade do sistema de produção”.

Por isso, a profissional destacou cinco princípios que devem estar em equilíbrio: nutrição, saúde, conforto/ambiente, expressão do comportamento e estados mentais. “Estes princípios se encaixam à Lei de Liebig, do barril dos mínimos nutrientes, onde, de nada nos adianta termos quatro desses itens em perfeita harmonia enquanto um, deficiente, está permitindo o extravasamento do conteúdo”.

O evento também contou com a participação de Henrique Jorge da Cunha, Flávio Portela, Anderson Alex Panzera e Pedro Parente.

Fonte: Feed&Food