ago 16 2020

Tecnologia melhora gestão do rebanho


Uma revolução tecnológica vai alterar os padrões de sociabilidade na pecuária com o uso da técnica de rastreabilidade bovina individual, na qual indicadores permitem entender o desempenho de cada animal por períodos determinados. Numa perspectiva de obter maior valor econômico de cada cabeça de gado, os pecuaristas reuniram-se na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para programar uma série de videoconferências sobre o tema.

Rastreabilidade é a técnica de identificar nos animais, individualmente, por meio de ganho ou perda de peso, entre outras informações relacionadas à saúde e indicadores diversos do metabolismo bovino. Por meio da rastreabilidade também é possível acompanhar toda a movimentação do animal dentro da propriedade, obter dados sobre a origem e genética, garantindo ainda mais segurança aos consumidores.

NECESSIDADE – O presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Antônio Pitangui de Salvo, destacou a necessidade de os pecuaristas buscarem ferramentas que coletam dados para análise detalhada do desempenho dos animais. O uso da tecnologia da pecuária de precisão favorece substancialmente aqueles que criam a pasto porque indica quais as maiores probabilidades de escolha certa para realização do manejo eficiente de cada animal. De acordo com dados do Censo Agropecuário de 2017, o Brasil possui um rebanho com mais de 172 milhões de cabeças de gado, considerado o maior rebanho comercial do mundo.

Moralidade administrativa

As condutas vedadas aos agentes públicos nas eleições de 2020 foram normatizadas pela Prefeitura de Salvador com a publicação do Decreto nº 32.661/2020 e a divulgação da 2ª edição do manual de orientação, já com a atualização da Emenda Constitucional nº107/2020, que adiou, em razão da pandemia da Covid-19, as eleições municipais e alguns prazos eleitorais. O trabalho coube à Procuradoria-Geral do Município, com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom).

O prefeito ACM Neto destacou a importância do respeito à legislação eleitoral e impedimento de eventuais abusos, alertando que não se pode admitir o uso ilegal da máquina pública em favor de candidatos. A íntegra do manual pode ser vista em https://www.pgms.salvador.ba.gov.br/portalpgms.

Dinheiro sobrando

O deputado estadual Targino Machado (DEM) criticou o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, que realizou uma live em apoio à reeleição do atual perfeito da cidade, Colbert Martins (MDB). As declarações foram feitas no perfil do parlamentar no Twitter. “Tá com din din, hein Zé Ronaldo?”, provocou Targino, citando o investimento feito pelo ex-prefeito na “mega produção” de apresentações na internet de cantores sertanejos.

Descontos em tributos

O resultado de tantas empresas permanecerem quatro meses sem movimento em caixa é a busca por apoio de órgãos oficiais, como o pedido de mais descontos nas cobranças tributárias e fiscais. A medida, sugerida pela Federação do Comércio (Fecomércio) à prefeitura, requer o atendimento às demandas dos empresários lojistas, e serviria de atenuante aos efeitos do paradeiro no varejo.

Entre os pedidos, há prorrogação de prazo deste mês para dezembro para pagamento de tributos, além da possibilidade de tratamento diferenciado para as parcelas referentes a todo o período de funcionamento prejudicado. Sobre as novas condições apresentadas pela prefeitura para débitos anteriores, a Federação reivindica mais descontos de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo filiado. Foi sugerido que seja dado 20% de desconto sobre o valor principal em pagamentos à vista e 10% de desconto para pagamento em 12 parcelas.

A Fecomércio também pede a isenção ou remissão da TFF – Taxa de Fiscalização de Funcionamento, referente ao período de não funcionamento dos estabelecimentos localizados em shopping centers. Na lista de novos pleitos, está também a redução dos valores cobrados referentes à TLP no período de não funcionamento ou que também seja concedido desconto de 20% para o exercício de 2020.

A Tarde