jun 11 2020

Mais da metade da carne bovina exportada pelo Brasil é comprada pela China


Mesmo com a pandemia, o Brasil exportou quase 733 mil toneladas de carne bovina em 2020, uma alta de 5% em comparação aos primeiros cinco meses de 2019. No exterior, o principal destino da carne bovina brasileira é a China.

Em maio, as vendas para o país asiático representaram 56 % das exportações do produto, e mais carne sendo vendida pra fora também significa melhor preço pago pelos frigoríficos aos produtores.

A demanda dos chineses por proteína animal vem crescendo desde 2018, quando o rebanho suíno do país foi dizimado pela peste africana. Além disso, o Cepea lembra que recentemente os chineses embargaram a importação de carne bovina de alguns frigoríficos australianos, o que pode reforçar as compras asiáticas no Brasil. A Austrália é uma importante fornecedora do produto para os chineses

O maior crescimento do setor foi em maio, quando chegou a 21%, segundo a Associação Brasileira dos Frigoríficos. Para os especialistas, o Brasil tem potencial para ampliar as ainda mais as exportações.

Band