jun 1 2020

CNA participa de reunião do Comitê de Crise do Leite


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da 9ª reunião do Comitê de Crise, criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para discutir e monitorar os impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19) na cadeia produtiva do leite.

O encontro virtual aconteceu no sábado (30) e reuniu representantes do governo, do setor produtivo, além da indústria de laticínios.

De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Gabriel Oliveira, o grupo tem discutido medidas para amenizar os efeitos da crise na produção, escoamento e comercialização de leite e derivados.

“Desde o início da pandemia já conquistamos algumas medidas a favor do setor, como o crédito extra de R$ 130 milhões para a modalidade PAA Leite, no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, afirmou. A modalidade permite a compra de leite in natura de laticínios e produtores familiares do semiárido brasileiro.

Outro ponto debatido na reunião foi a publicação de um protocolo de segurança para garantir que os laticínios não se tornem focos da doença. “Isso poderia acarretar no fechamento das indústrias e prejudicar toda a cadeia produtiva”, disse Oliveira.

A revisão da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e do Guia Alimentar para a População Brasileira também foram assuntos da pauta.

Notícias Agrícolas