jul 22 2019

Argentina exportará genética para o Cazaquistão


A Argentina recebeu permissão para exportar material genético bovino (sêmen e embriões) para o Cazaquistão, segundo nota divulgada pela Secretaria da Agroindústria do país.

“A genética argentina estende as fronteiras de seu reconhecimento internacional ao Cazaquistão, através de produtos com alto valor agregado e incorporação de tecnologia como o sêmen bovino e seus embriões”, afirmou o secretário argentino Luis Miguel Etchevehere.

A autorização ocorreu após tratativas realizadas no início deste ano, quando foram assinados certificados veterinários para a entrada de gado bovino argentino em pé no Cazaquistão. “Nesta oportunidade, em Nur Sultan (a nova capital deste país asiático), o Senasa e funcionários da Embaixada Argentina na Rússia concordaram com as autoridades de saúde do Cazaquistão os certificados para a exportação de sêmen de touros e embriões de gado”, explica o governo argentino em nota.

Os dois países também assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para a cooperação em vários campos relacionados ao agronegócio. Segundo o governo argentino, a parceria deve contribuir para avanços na área de edição de genes no Cazaquistão.

Portal DBO