mai 27 2019

MAPA indica 30 frigoríficos à China


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) encaminhou na última semana à China a lista com os nomes de 30 frigoríficos brasileiros para exportar ao país. De acordo com a ministra, Tereza Cristina, a lista foi um dos acordos firmados com a Aduana chinesa durante a viagem.

Para a definição, a ministra se reuniu com a equipe técnica do ministério e com representantes de associações de exportadores de carnes para a escolha das empresas. Toda a documentação dos estabelecimentos foi repassada.

A ministra salientou que ficou acertada a indicação de vinte plantas, porém, por uma solicitação sua, ficou definido um número maior. "Eu pedi aos chineses, a GACC (Aduana da China) que eu tivesse a oportunidade de indicar 30 plantas, e não 20", afirma.

Dos estabelecimentos selecionados, seis já foram vistoriados e aprovados pelos chineses, mas não habilitados. A lista traz plantas exportadoras de carnes bovina, de aves, suína e asinino. Atualmente, 16 exportadores de carne bovina estão habilitados pela China, nove de carne suína e mais de 35 de aves.

A ministra espera receber uma resposta no prazo de 30 dias. “Conseguimos fazer que a coisa caminhasse. Agora, eles vão examinar, está nas mãos deles”, ressalta Tereza Cristina.

Feed & Food