abr 5 2019

Tereza Cristina reforça otimismo com reabertura do mercado de carne dos EUA


São Paulo ,5 – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reafirmou na noite da quinta-feira, 4, em Campo Grande (MS), seu otimismo quanto à reabertura do mercado norte-americano para exportações brasileiras de carne bovina in natura. “Ficará claro para os Estados Unidos que não temos problemas com a carne bovina”, ressaltou, de acordo com nota divulgada pela pasta.

Segundo ela, a expectativa é que, após a inspeção dos americanos marcada para junho aos frigoríficos do País, “tudo esteja nos conformes para que a gente volte a exportar carne in natura”.

Na chegada para a abertura da Expogrande – exposição voltada sobretudo para pecuária – Tereza Cristina disse que as autoridades dos Estados Unidos precisam ver que não há mais nenhuma entrave relacionado à vacina contra febre aftosa, que gerou a suspensão do comércio da proteína em 2017, e, em seguida, elas devem verificar as atuais condições sanitárias do Brasil.

Mundo árabe

Na mesma ocasião, a ministra confirmou que irá se encontrar na próxima semana com embaixadores de 51 países da comunidade árabe e islâmica. Segundo Tereza Cristina, eles já confirmaram presença num jantar que ocorrerá na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília (DF).

O jantar será uma oportunidade, de acordo com a ministra, para que “se possa conversar, já que agronegócio brasileiro tem esse mercado como um dos principais”. O objetivo é mostrar que o Brasil pretende com a cooperação junto aos árabes, principalmente nas relações comerciais.

Fonte: Dinheiro Rural