mar 28 2019

Aftosa: RO, AC, AM e MT adiam suspensão da vacinação


A suspensão da vacinação contra a febre aftosa, prevista para ser iniciada em maio deste ano nos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas e parte do Mato Grosso, será adiada para 2020. De acordo com o governo rondoniense, a decisão foi tomada durante reunião com representantes desses Estados na última quarta-feira, dia 27, após ser constatado que a região ainda possui pendências a serem resolvidas antes de encerrar o programa de vacinação.

“Nesses dois dias de trabalho fizemos uma avaliação qualitativa dos serviços veterinários oficiais dos estados que compõem o primeiro bloco, obtivemos médio superior ao serviço geral, porém nos compromissos pactuados desde 2017 nós ficamos aquém do pacto, ou seja, situações basilares para encaminhamento da vacinação da febre aftosa para maio de 2019 não teriam condições de serem atendidas”, explica, em nota, o diretor geral da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Júlio César Rocha Peres.

Entre as pendências, estão questões legislativas, horário de funcionamento das agências e a autonomia das ações das agências. “Para ser mais exato, a condição de status de livre de febre aftosa sem vacinação está diretamente relacionada ao tempo de resposta, ao estímulo de uma suspensão de caso de enfermidade vesicular, de mobilização, de atuação e identificação da suspeita, e foram esses quesitos que não foram cumpridos, inclusive com quadro técnico de quantitativo que tivemos uma baixa nos últimos anos, e ainda a reestruturação e investimentos na agência para o ano de 2019”, aponta Peres.

Fonte: Portal DBO