mar 22 2019

Aprenda a calcular a produção de arroba por hectare/ano


Nesta sexta-feira, 22, o quadro “Dicas do Chaker” trouxe como tema as equações que devemos usar para calcular a produção de @/ha/ano. Foram duas dicas. Na primeira, o zootecnista e diretor do Instituto Terra de Métricas Agropecuárias, o Inttegra, explicou que para conseguir chegar aos números, o primeiro a se fazer é saber “quantas pessoas a fazenda do pecuarista alimenta”. Para isso, é preciso saber calcular a sua unidade de área e saber, por exemplo, quantos quilos de bezerros desmamados por vaca exposta o fazendeiro consegue atingir.

O especialista em gestão também explicou quem são os pecuaristas ganhadores de dinheiro, segundo levantamentos feitos pelo Inttegra, através de benchmarking, durante 20 anos, envolvendo mais de 200 pecuaristas, donos de 1,3 mi de hectares de pastagens e de um rebanho estimado em quase 2 mi de cabeças. Segundo Chaker, no caso dos criadores (cria) quem está lucrando na atividade é aquele que produz acima de 7@/ha/ano. Quem faz o ciclo completo (cria, recria e engorda) precisa produzir acima de 10@/ha/ano. Por último, os recriadores e terminadores (recria e engorda) precisam ter índice de produtividade acima de 15@/ha/ano para lucrar com a pecuária de corte.

Outro termômetro importante para saber quem está tendo boa renda na atividade está no acompanhamento do GMD (Ganho Médio Diário) global do desempenho animal. Chaker afirma que o engordador de boi precisa fazer com que o seu gado atinja um ponderal acima de 550 gramas/dia. Já quem faz o ciclo completo precisa ter ganhos diário acima de 420 gramas. Por fim, o pecuarista de cria precisa manter o foco em ganho acima de 360 gramas/dia de GMD de suas vacas. Quem estiver atingindo esses objetivos, segundo Chaker, é um “craque na atividade” e está ganhando dinheiro na atividade.

Confira o vídeo no link: http://www.abccriadores.com.br/news/texto.asp?idN=45&id=770#.XJpjBphKiUk

Fonte: Canal Rural