jul 20 2018

MT vacinou 29,5 milhões de cabeças contra aftosa


A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, realizada em maio em Mato Grosso, alcançou 99,63% do rebanho do Estado, ou 29,5 milhões cabeças de bovinos e bubalinos. Segundo levantamento do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea/MT) divulgado nesta quinta-feira, 19 de julho, o índice mais elevado de vacinação foi visto no município de Alta Floresta, onde 100% do rebanho de 780.834 cabeças recebeu a vacina. A cidade com o maior rebanho é Cáceres, com 1 mihão de cabeças, ou 99,92%, vacinadas.

Desde 2005 as etapas têm alcançado índices de vacinação superiores a 99%. Em 1996 ocorreu o último foco da doença no Estado e, atualmente, Mato Grosso é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação.

As campanhas de vacinação ainda permanecem porque quatro municípios do oeste fazem limite com a Bolívia (Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e Porto Esperidião).

Com um planejamento já estruturado, o objetivo do Indea-MT é começar com a retirada da vacina nos municípios do norte, a partir do ano que vem.

Fonte: Portal DBO