jul 2 2018

Missão vai à África do Sul prospectar mercado


Encerrada neste domingo (01), a missão brasileira que visava prospectar mercados para a produção láctea na África do Sul foi formada por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Mercosul.

O grupo passou por Johannesburgo (África do Sul), Gaborone (Botsuana) e Windohoek (Namíbia). A delegação também participou da feira Africa’s Big 7, voltada aos representantes do comércio de alimentos e bebidas, na segunda-feira (25). Ao todo foram 36 países participantes.

A carne de frango, a soja e o milho estão entre os principais produtos importados pela região. O objetivo dessa aproximação também é, segundo o secretário de Mobilidade Social, Produtor Rural e Cooperativismo do MAPA, José Doria, aproveitar o ajuste de comércio entre os dois blocos.

O acordo Mercosul - Sacu (União Aduaneira formada pela África do Sul, Namíbia, Botsuana, Lesoto e Suazilândia) irá assegurar as preferências tarifárias aos produtos brasileiros, possibilitando acesso a um mercado de cerca de 65 milhões de consumidores.

Fonte: MAPA, adaptado pela equipe feed&food.