jun 18 2018

Paralisação de auditores fiscais visa reivindicar direitos da categoria


Uma paralisação está agendada para ocorrer no dia 29 de junho em prol dos auditores fiscais. A data antecede o dia que é comemorado o aniversário da carreira. A mobilização, que está sendo organizada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), visa reivindicar a equiparação salarial com as demais carreiras de auditoria, a realização de concurso público para recomposição do quadro e o adicional de fronteiras.

Hoje, segundo o presidente da associação, Maurício Porto, existe uma defasagem de 1.600 profissionais só na área de fiscalização animal, e existem cerca de 900 auditores fiscais federais agropecuários (Affas) na ativa que já reúnem as condições para aposentadoria.

"Desenvolvemos um papel que é de fundamental importância para a sociedade, como ficou comprovado recentemente com a atuação dos Affas durante a greve dos caminhoneiros. Ela foi indispensável para que os resultados não fossem ainda mais danosos para os produtores e para a sociedade como um todo", afirma Porto.

O adicional para quem trabalha nos postos da fronteira é outra demanda da categoria. O acordo em relação a essa pauta, feito com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), prevê que os servidores de 130 municípios que contam com postos de vigilância agropecuária nessas áreas devem receber um adicional.

Fonte: Anffa Sindical, adaptado pela equipe feed&food.