abr 16 2018

Dados do VBP mostram baixa de 3,7% na produção agropecuária em relação à 2017


Os dados relacionados à estimativa do valor bruto da produção (VBP) deste ano, com base em informações de março, mostram um resultado 3,7% abaixo dos obtidos em 2017. O setor apresenta uma tendência de recuperação, já que a previsão é de crescimento com o passar dos meses.

Os valores foram reforçados pela baixa no valor da carne de frango, carne suína e leite, que também estão tendo um baixo desempenho. Os ovos, no entanto, estão entre os produtos que têm ajudado a manter os números graças à recuperação dos preços.

Outro produto importante para manter os valores foi a soja, com uma crescente de 3,8%. Esses fatores indicam uma tendência de recuperação do valor no decorrer do ano, de acordo com o coordenador-geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF), José Garcia Gasques.

Dados regionais mostram que o centro-oeste lidera as demais regiões na geração de valor da produção, seguida pelo sul, sudeste, nordeste e norte. Entre os Estados, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os cinco com os maiores valores da produção neste ano.

Fonte: Feed&food