dez 15 2017

Parceria entre ABC e ABCZ disponibiliza mais de 800 edições digitalizadas da Revista dos Criadores


Durante a entrega do Prêmio ABC 2017, no dia 4 de dezembro, em São Paulo (SP), a ABC (Associação Brasileira de Criadores) inaugurou oficialmente o acervo histórico digital da Revista dos Criadores. Trata-se de uma parceria entre a Entidade e o Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu (CRPBZ), da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

Dessa forma, através da parceria, foram digitalizadas todas as 820 edições da Revista dos Criadores, publicada entre julho de 1930 e o ano 2000. Todos os associados, pecuaristas, agrônomos, veterinários, pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados terão a oportunidade se aprofundar nos principais fatos que nortearam todos esses anos da história da pecuária nacional.

“Esse acervo conta a história de 91 anos da Revista dos Criadores, editada desde 1930, sucedida pelo Jornal dos Criadores. A revista teve 820 exemplares e graças a esse trabalho, apoiados pela biblioteca da ESAQL, conseguimos todos os números. No ano passado, firmamos essa parceria com a ABCZ para digitalização de todas as revistas. Que todos façam bom proveito, é uma bela história”, disse o Dr. Luiz Alberto Moreira Ferreira, presidente da ABC, na ocasião do lançamento.

O Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu (CRPBZ) é um acervo virtual que reúne milhares de documentos que narram a história da pecuária brasileira. São projetos, vídeos, fotografias, periódicos, cartas, registros, livros, atas, deliberações, legislações, etc., onde é possível encontrar inúmeras referências sobre a atividade e seus desdobramentos na memória e na história.

O acervo digital da Revista dos Criadores pode ser conferido através do site abccriadores.com.br ou através do site zebu.org.br/revistas.