dez 4 2020

Mercado do boi gordo ainda pressionado

O cenário esperado para as próximas semanas ainda deve ser de pressão de baixa para o boi gordo, seguido por um momento de mercado mais parado com o período de final de ano, com pecuaristas fora das vendas. O mercado se aproxima do “recesso” de final de ano.

nov 30 2020

Crise na pecuária de leite: presidente da Associação Girolando fala sobre os problemas

O gado Girolando é recordista mundial na produção de leite. Só no Brasil, 80% da produção do produto vem da raça. O Girolando é resistente à doenças e adapta do Norte ao Sul do país. Porém, nesse momento em que o gado de corte está em alta, o gado de leite enfrenta uma série crise, o que tem levado a alguns produtores a desistirem do negócio. O presidente da Associação de Criadores de Girolando, Odilon Rezende, conversou com a equipe do programa Painel Agro e falou sobre os aspectos que estão afetando a produção leiteira. Veja abaixo entrevista na íntegra.

nov 27 2020

Recuos sem limites?

Com preços mais baixos, os frigoríficos receberam em resposta a diminuição da oferta de boiadas, porém as compras têm sido suficientes para atender as escalas de abate, que seguem curtas.

nov 27 2020

Sêmen sexado: venda cresce 30% no Brasil mas tem baixa adoção no gado de corte

O uso de sêmen sexado no Brasil apresenta crescimento consistente nos últimos dois anos. Dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) mostram que no acumulado de janeiro a setembro de 2018, foram comercializadas 306.052 doses de sêmen importado ou nacional sexado para pecuária de leite e corte. No mesmo período do ano passado, o número passou para 384.515, alta de 25,64%. Este ano, chegou a 503.078, crescimento de 30,83%.

nov 27 2020

Ipea prevê menor crescimento do agronegócio em 2021

O agronegócio deve crescer 1,5% em 2020 e 1,2% no ano que vem. A projeção é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que reviu para baixo suas previsões. Na análise anterior, feita no mês passado, o instituto estimou crescimento de 1,9% e 2% para este ano e para 2021, respectivamente. Os novos números estão descritos na Carta de Conjuntura Agro publicada nesta semana.

nov 27 2020

Preço do boi vai subir mais em 2021, apostam especialistas

O cenário em 2020 foi otimista. O ano teve menor oferta de animais com foco na cria e exportações em alta. Cerca de 50% da proteína bovina seguiu para a China que viveu os reflexos da Peste Suína Africana (PSA) e teve seus plantéis afetados. Quando somadas as outras proteínas (aves e suínos) o país mais Hong Kong levam cerca de 63% do total.

nov 27 2020

Ceia de Natal fica 19% mais onerosa

Para quem tem acesso à cesta de Natal, em vez de contentar-se com a básica, o investimento será em média 19% superior, em relação a 2020, descontada a inflação geral, conforme divulgado pela Fecomércio, com base no Ìndice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

nov 27 2020

Pecuária de leite vive incertezas com o futuro da pandemia

A reunião de conjuntura de novembro do Centro de Inteligência do Leite da Embrapa Gado de Leite demonstrou preocupação com a redução do auxílio emergencial do Governo Federal, que contribuiu para manter o setor lácteo nacional praticamente imune ao coronavírus. Segundo o analista José Luiz Bellini, o desemprego elevado, a redução do valor da ajuda emergencial do governo e as fracas exportações, indicam desaquecimento no mercado. “Nós só não sabemos ainda a força e a dimensão deste desaquecimento”, diz.

nov 26 2020

CNA apresenta conjuntura da bovinocultura de corte

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou a conjuntura produtiva da bovinocultura de corte durante o Seminário Negócios Rurais – Inovação e Tecnologia para a Pecuária de Leite e de Corte, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Maranhão, na quinta (26). A CNA é uma das entidades que apoia o evento.

nov 26 2020

Leite: rentabilidade pode cair 30% com mudanças do ICMS em São Paulo

A Federação da Agricultura e Pecuária do estado de São Paulo deve encaminhar nos próximos dias ao governador João Doria um estudo mostrando o impacto da volta da cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre vários itens ligados ao agro a partir do dia 1º de janeiro. Na pecuária leiteira, por exemplo, a rentabilidade pode cair até 30%.

nov 25 2020

Carne no mercado interno sobe 30% em relação a dezembro do ano passado; mesmo assim, frigoríficos es

Os preços da carne bovina neste ano registraram uma valorização de 30% frente aos valores observados no mesmo período do ano passado. Atualmente, o preço médio da no atacado estão em 19,00/kg. A expectativa do mercado é que novas altas para a carne no atacado devem acontecer no início de dezembro. No caso da arroba, o ganho anual foi de 35% e os valores do bezerro aumento 56%.

nov 25 2020

Cresce a presença das mulheres na pecuária leiteira do Brasil

A contribuição feminina para a pecuária de leite do Brasil está crescendo e está se consolidando em uma área estratégica: a gestão. Esse é o tema de um dos mais abrangentes seminários sobre a cadeia de produção do leite brasileiro em 2020, o “AgroMulher Academy - Mulheres na Gestão da Pecuária Leiteira”, a ser realizado 100% on-line entre os dias 15 e 18 de dezembro.

nov 20 2020

Pela maior inclusão de fornecedores indiretos na rastreabilidade da cadeia da carne

A modernização da pecuária brasileira tem resultado em inúmeros benefícios sociais, com a geração de emprego e renda, e de competitividade, que incluem maior produtividade, mais qualidade e melhor rentabilidade ante a competidores internacionais. Entretanto, o setor percebeu que, para manter o crescimento em um mercado globalizado, é preciso trazer para a discussão os fornecedores indiretos que, por serem produtores de bezerros, são peça-chave no sistema produtivo nacional.

nov 18 2020

O quadrado da renda - Roberto Rodrigues

O PRÊMIO Nobel de 2020 foi dado ao Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (PMA/ONU). Embora a ligação entre segurança alimentar e paz já esteja bastante conhecida e debatida entre nós, brasileiros – vide o livro “Agro é Paz”, publicado em 2018 pela Cátedra de Agronegócios, abrigada pela Esalq/USP –, é bastante provável que a COVID-19 tenha catalisado a premiação. Com efeito, o fantasma da falta de alimentos em algumas regiões do mundo, trazido de volta pela pandemia, reabriu a preocupação global com a fome e suas influências sobre as estabilidades social e política.

nov 18 2020

Entidades vão desenvolver programa de carne zebu

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vão trabalhar juntos no desenvolvimento da cadeia de carne de qualidade das raças zebuínas. As entidades assinaram um Termo de Cooperação Técnica.

nov 18 2020

Preço do leite ao produtor deve recuar entre 5% e 7% em novembro, indica Cepea

O preço do leite ao produtor em novembro, referente ao produto captado em outubro, pode cair entre 5% e 7% em relação ao mês anterior. É o que indica o Boletim do Leite de Novembro, divulgado nesta terça-feira 17 pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Paralelamente, o setor convive com a alta 13,24% nos custos de produção no acumulado do ano (até outubro).

nov 16 2020

BI lança websérie "Do campo à mesa"


A Boehringer Ingelheim Saúde Animal e o antiparasitário Ivomec® anunciam o lançamento da Websérie "Do Campo à Mesa", que será disponibilizada em quatro episódios e tem como objetivo mostrar a importância da pecuária para o Brasil e como o processo de produção de carne bovina é responsável e sustentável em todas as etapas da cadeia.

nov 12 2020

Encontro vai debater cenário pós eleição nos EUA

Após alguns dias de especulações e polêmicas, com 290 votos contra 214, o democrata Joe Biden foi eleito presidente dos Estados Unidos, desbancando Donald Trump. Diante desse cenário, quais os impactos dessa mudança para o agronegócio e para a economia brasileira? Essa e muitas outras questões sobre o pós-eleição tanto nos EUA quanto no Brasil serão discutidas no Encontro de Analistas da Scot Consultoria, que será realizado em 27 de novembro, em São Paulo.

nov 12 2020

Alta do boi reduz margem de frigoríficos

A safra de balanços dos frigoríficos terminou com sinais de que as contas ficarão mais apertadas para quem produz e, sobretudo, comercializa carne bovina no Brasil. Sem o benefício do câmbio favorável, que agrega margem para a operação, as vendas no mercado doméstico dão retorno negativo.

nov 11 2020

Associação de criadores de Angus amplia quadro social

Com criadores espalhados de Sul a Norte do Brasil, a Associação Brasileira de Angus ampliou o quadro de sócios. Agora, usuários da genética Angus e produtores do Programa Carne Angus Certificada também poderão integrar a entidade com 56 anos de história. O novo Sócio Produtor Angus contará com benefícios alinhados às suas necessidades.

nov 11 2020

Comercialização de sêmen de raças de corte e de leite cresce 30%, diz Asbia

O setor de inseminação artificial de bovinos comercializou 16,696 milhões de doses de sêmen entre janeiro e setembro deste ano, salto de 30,1% em relação a igual período do ano passado, aponta em nota a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), com base no seu Index Asbia. “Mesmo com o impacto negativo da logística sobre as exportações, estaremos, ao fim do ano, próximos da marca histórica de 25 milhões de doses de sêmen”, projeta o presidente da Asbia, Márcio Nery.

nov 11 2020

Atenção e dinâmica na ordenha proporcionam bem-estar animal e influenciam na qualidade do leite

A cadeia produtiva da bovinocultura de leite é uma atividade que exige atenção redobrada, principalmente quando o assunto é ordenha. O método utilizado depende de fatores como o nível de produção dos animais, mas a higienização e bem-estar animal estão presentes independente do perfil da propriedade. Esses cuidados são tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (11).

nov 11 2020

Mapa avalia, mas ainda não decidiu sobre suspensão da importação de lácteos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) avalia a reivindicação de suspensão temporária das importações de produtos lácteos, feita pela Abraleite e reforçada por outras entidades. No entanto, até a noite desta quarta-feira 11, não decidiu nada sobre o assunto. “O pedido ainda está sendo analisado pelas áreas técnicas do Mapa”, informou a assessoria de comunicação do ministério.

nov 6 2020

Carnes: preços seguirão elevados, com demanda aquecida em 2020, avalia Cogo

Um relatório da Cogo – Inteligência em Agronegócio mostra uma tendência de forte alta para os preços da carne do mercado brasileiro ainda neste fim de ano. O preço de todas as proteínas, está elevado. Os valores do boi gordo, por exemplo, atingiram um recorde real de R$ 280,35/arroba, com altas de 5,8% nos últimos 30 dias e de 38,9% em 12 meses, em São Paulo.

nov 6 2020

Abraleite pede ao governo federal bloqueio temporário da importação de leite

As expressivas importações de produtos lácteos nos últimos meses ameaçam provocar um grave desequilíbrio na cadeia produtiva de leite do Brasil. O alerta foi feito nesta sexta-feira 6 pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), ao pedir a intervenção do governo federal para frear temporariamente a compra de lácteos de outros países.

nov 6 2020

Cotação do leite deve cair em novembro

O aumento expressivo nos preços do leite, ao longo dos últimos meses, contribuiu para uma redução do consumo e, por isso, a tendência agora é de queda dos valores em novembro, referente à produção entregue em outubro. A situação tem deixado o setor produtivo de Minas Gerais cauteloso, uma vez que os custos estão em alta, principalmente os referentes à alimentação do rebanho

nov 5 2020

O Sisbov serve somente para grandes propriedades?

Nesta quarta, dia 04, o Giro do Boi levou ao ar entrevista com a médica veterinária Daniela Bittencourt Burihan, responsável técnica da empresa Igcert-Genesis Certificações, certificadora do Sisbov – Sistema Brasileiro de Identificação Individual de Bovinos e Bubalinos.

nov 2 2020

Mais leite com menos alimento para o gado, nova meta da pesquisa agropecuária

As pesquisas sobre eficiência alimentar em bovinos de leite avançam no Brasil. Recentemente, a Embrapa Gado de Leite concluiu seus primeiros estudos com fêmeas da raça Girolando. Outro trabalho vem sendo desenvolvido com fêmeas da raça Gir Leiteiro em lactação. Essas são pesquisas pioneiras em bovinocultura de leite no país (também há estudos recentes sobre eficiência alimentar em bovinos de corte). Para o produtor de leite, “eficiência alimentar” pode parecer confuso, mas o significado é simples e de grande interesse do setor: vacas comendo menos e produzindo mais.

out 30 2020

Luto na pecuária: Morre Vidal Pedroso de Faria, professor emérito da Esalq

Morreu nesta sexta-feira 30 o professor emérito da Esalq Vidal Pedroso de Faria. Ele atuou no Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, trabalhando nas disciplinas de graduação e pós-graduação em nutrição, produção e manejo de bovinos leiteiros e de corte. Por 22 anos, Vidal Pedroso foi o responsável pelo editorial da Revista Balde Branco, da Cooperativa Central de Laticínios do Estado de São Paulo. O seu sepultamento será neste sábado 31, em Sorocaba (SP), em cerimônia restrita aos familiares.

out 30 2020

Abate de bovinos apresenta queda de 10%

Se atentar aos números de abate é muito importante para se compreender como o mercado de proteína animal está se comportamento, ainda mais em um período de crise. Neste cenário, como pontua o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de janeiro a agosto os abates de bovinos em estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) caíram 10%.

out 30 2020

Argentina deverá ver recuperação do setor lácteo em 2021

Após um clima favorável, um aumento constante nos preços do leite e uma forte demanda doméstica e internacional, os produtores de leite argentinos aumentaram de forma constante a produção de leite fluido em relação a 2019, relata o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Este aumento levou a uma maior produção, consumo e exportação de todos os derivados, exceto certos queijos (notavelmente muçarela), que caíram desde o fechamento de pontos de venda de food service em resposta aos surtos de Covid-19 na Argentina em março de 2020.

out 29 2020

Por que a rastreabilidade da carne bovina é importante?

Os consumidores estão cada vez mais exigentes com a qualidade dos alimentos que consomem. Para eles, saber a procedência do que está no prato é primordial. No entanto este tipo de informação só é possível com a implantação de solução de rastreabilidade em toda a cadeia de alimentos. Para a indústria de carne bovina e leiteira, o monitoramento e a identificação dos animais são um bom começo para que se possa conquistar a confiança dos consumidores.

out 29 2020

Brasil pode bater novo recorde histórico na exportação de carne bovina

O Brasil está próximo de bater, neste outubro, um novo recorde histórico de exportação mensal de carne bovina in natura. “Se mantido o ritmo atual de 8,16 mil toneladas/dia, o desempenho total dos embarques brasileiros de carne bovina in natura deve chegar a 171,42 mil toneladas, quebrando o recorde histórico de 170,55 mil toneladas (registrado em outubro de 2019)”, prevê o economista Yago Travagini, consultor da Agrifatto.

out 27 2020

Conseleite faz alerta sobre a queda do preço do leite e a alta dos custos

Após quatro meses de elevação, o valor de referência do leite projetado para outubro no Rio Grande do Sul é de R$ 1,5482, retração de 5,18% em relação ao consolidado de setembro (R$ 1,6327). Apesar da redução, os valores seguem em patamares acima dos praticados em anos anteriores, fato motivado pela alta de custos no campo e na indústria.

out 26 2020

Gestão da informação para um bom sistema de cria

A pecuária de corte é caracterizada por três fases bem distintas – cria, recria e engorda. A etapa de cria, responsável pela produção e pela venda de bezerros, foi, durante muito tempo, negligenciada pelo produtor, por sua baixa rentabilidade em relação às outras atividades do ciclo. Felizmente, isso vem mudando.