set 24 2020

Estudo avalia rastreabilidade da carne no Brasil

Um estudo feito pela Coalizão Brasil, movimento formado por mais de 200 empresas, associações empresariais, centros de pesquisa e organizações da sociedade civil avaliou a rastreabilidade na cadeia de carne bovina do Brasil. A principal conclusão é que é possível saber sim a origem da carne produzidas nos biomas Amazônia e Cerrado.

set 23 2020

Grandes frigoríficos tentam ampliar controle sobre gado comprado de fazendas na Amazônia

Sob forte pressão de investidores e ONGs, as grandes empresas de carne do Brasil estão lançando programas para ampliar o controle do gado que compram das fazendas da Amazônia. JBS, Marfrig e Minerva anunciaram projetos que vão tentar rastrear, desde o nascimento, todos os bovinos que compram, para evitar abater gado que, em algum momento, tenham passado por fazendas localizadas em áreas desmatadas, por exemplo.

set 23 2020

Coalizão recomenda criação de base de dados para o rastreamento de gado

A Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura reuniu uma série de diretrizes e recomendações à cadeia da carne bovina para garantir que a criação de gado deixe definitivamente de pressionar o Cerrado e a Amazônia. Entre os apontamentos, recomendou a criação de bases de dados que cruzem as informações das Guias de Trânsito Animal (GTA), do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e das licenças ambientais.

set 22 2020

Brasil cita protecionismo e rebate críticas da França ao acordo Mercosul-UE

Uma nota conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Agricultura questionou hoje as críticas feitas pela França aos atuais termos do acordo entre Mercosul e União Europeia. Segundo as pastas, o relatório apresentado pelos franceses reflete "as preocupações protecionistas de segmentos europeus" e traz argumentos não baseados em critérios técnicos.

set 11 2020

Exportação de carne bovina em agosto cresce 19,4% ante agosto de 2019, diz Abiec

As exportações de carne bovina in natura e processada avançaram 19,4% em agosto deste ano na comparação com o mesmo mês de 2019, para 191.189 toneladas, informou a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. Já o faturamento avançou 14,5% na mesma comparação, para US$ 757 milhões.

set 6 2020

Produção de leite aumenta no Rio Grande do Norte

A pecuária leiteira no Rio Grande do Norte voltou a registrar números positivos nos últimos dois anos. Dados divulgados pelo Anuário do Leite 2020 pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostram que o volume do líquido inspecionado saltou de 69 milhões de litros em 2011 para 77 milhões de litros no ano passado, perfazendo aumento de 11,54% no período.

set 4 2020

Tocantins avança para retirada da vacinação contra febre aftosa em parceria com Fundeagro

Para o Tocantins retirar a vacinação contra a febre aftosa a partir de 2021, uma das exigências prevista no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa-PNEFA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é de que ele e os demais estados estejam com um fundo indenizatório ativo para atender os produtores rurais, nos casos de emergências sanitárias.

set 3 2020

Informação é matéria-prima

Um dos setores da agropecuária que já se beneficiou muito com os avanços tecnológicos e hoje se vê diante de ainda mais oportunidades para inovar é a pecuária leiteira. Nos últimos 40 anos, o Brasil quadriplicou sua produção leiteira – hoje são mais de 35 bilhões de litros de leite por ano. É também por conta da adoção de soluções inovadoras que muitos pecuaristas avançam em produtividade e outros se mantêm na atividade em momentos de crise.

set 1 2020

O que explica o sucesso do cruzamento industrial na pecuária brasileira?

Nem sempre foi um mar de rosas. Por exemplo, entre 2000 a 2005, houve um decréscimo expressivo do uso de raças europeias por conta de desajustes entre expectativas e os meios para que os animais expressassem todo o seu potencial. Mas passado o período de aprendizagem e de maturação tanto de tecnologia como do sistema produtivo, os criadores consolidaram o crescimento do cruzamento industrial no Brasil.

ago 21 2020

Mercado firme

Com a chegada da última semana do mês, pode haver movimentações no mercado com o aumento das ofertas de compra pelos frigoríficos

ago 21 2020

Nunca precisamos tanto de marketing no agro como agora

Marketing é uma filosofia de administração que coloca no centro das decisões corporativas, com ou sem fins lucrativos, os corações e mentes dos seres humanos. Marketing envolve a integração de todas as áreas de ciências humanas e exatas na luta pelas percepções dos cidadãos, clientes e consumidores.

ago 20 2020

Passagem de bastão

Depois de mais de uma década, o ex- ministro da Agricultura Francisco Turra encerrou ontem sua gestão à frente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa as agroindústrias de frangos e suínos, passando o bastão para Ricardo Santin.